Inovação, criatividade, tecnologias, sustentabilidade e reflexões sobre o futuro do setor deram o tom no 18º Congraf – Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica, realizado pela Abigraf Nacional nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), no Itaim Bibi, em São Paulo.
Na quinta (23) pela tarde e na sexta (24) pela manhã, o evento contou com palestras nacionais e internacionais, apresentações de empresas, além de painéis reunindo vários especialistas para exporem suas impressões a respeito de temas relevantes para a indústria gráfica. Em paralelo, aconteceu o Salão de Negócios, espaço em que os patrocinadores do Congraf estavam a postos para conversarem sobre seus produtos e serviços.
As palestras abordaram temas como “Inovação e Transformação Digital”, “Construção e Valorização da Marca Como Diferencial Competitivo”, “Gerenciamento de Mudanças Para Superação e Excelência”, “Destaques da Indústria de Embalagem”, “Drupa, o Futuro da Impressão É Agora”, “Perspectivas Para o Mercado Gráfico”, entre outros.
Uma das apresentações de mais destaque foi de Max Gehringer, palestrante, escritor e especialista em carreira e desenvolvimento pessoal. Com sua tradicional visão apurada e bem-humorada do mundo corporativo, Gehringer contou um pouco de sua história trazendo cases vividos por ele em sua trajetória como presidente de empresas e como palestrante, e que podem servir de inspiração para os empresários tomarem decisões no dia a dia.
Para o presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, todos os objetivos da realização do Congraf foram atingidos. “Esperávamos cerca de 300 participantes e isso ocorreu. Além disso, o propósito maior era que os temas ligados à tecnologia fossem passados de forma clara e objetiva por parte dos participantes para que os empresários absorvessem o máximo possível de informações. Pelo feedback que tivemos, todos saíram muito satisfeitos com o nível geral das palestras e do evento em si, o que nos mostrou que estamos no caminho certo nas ações para o desenvolvimento do nosso setor”.
O presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas da Natividade, avaliou que o Congraf fez os empresários repensarem seus negócios. “Os temas tratados incentivaram os empresários a refletirem sobre como aproveitar as novas tecnologias, como as ferramentas de inteligência artificial, para melhorarem a gestão no dia a dia. Ficou claro que essas tecnologias estão disponíveis para todas as empresas, independentemente do tamanho, e que há muita oportunidade a ser explorada. Está evidente que a gráfica que não se especializar – e que não trabalhar dentro da legalidade – terá cada vez menos espaço no mercado”.