Sabemos que existem inúmeras operações do chamado “Web to Print” (W2P), a tecnologia que permite a venda online de materiais impressos, e podemos listar alguns líderes de mercado nos USA, Europa e India, como Printful, Redbubble, PrintMarketplace, Gelato, Displate, Printers.com, Printfy e Zazzle, assim como Printi, 360imprimir e Zap no Brasil. Entretanto, não basta apenas postar um item no Amazon que este será vendido, é necessária toda uma estrutura tecnológica W2P, o empresário tem que ter boas negociações junto aos operadores dos meios de pagamentos e operadores logísticos, além de um excelente marketing digital. Sem isso, a venda não vai “cair do céu”, ou melhor da página online.
Voltando as constatações do último artigo (www.urldoultimoartigo.com.br), lembram que o empresário sabe que necessita inovar, mas como possui pouco recurso ele acaba investindo em equipamentos, além de ter uma cultura e idades avançadas? Pois então como é que a maioria dos micros e pequenos empresários e suas equipes de 4 ou no máximo 9 empregados, conseguirá se “aventurar” de forma consistente e efetiva no universo online? Resultado, dos poucos que tentam, 70% falham. Com isto retomamos ao famoso dilema do Ovo e da Galinha, onde podemos fazer uma analogia entre a Inovação X Vendas no setor gráfico.
Não temos uma bola de cristal para afirmar e responder a provocação final do artigo anterior: “… vendas online… Poderia ser esta uma das soluções para a crise do setor?”
Mas podemos afirmar, após extensa pesquisa e análise do mercado internacional e nacional, como mencionado acima, que constatamos que atualmente existem diversas soluções W2P com modelos de negócios distintos, mas nenhuma com o conceito de Marketplace “RAÍZ”. Mas o que seria isso? Seria como se a Amazon ou o Mercado Livre transformassem suas plataformas usando tecnologia W2P. No Brasil só encontramos “Pseudo” Marketplaces, operações que até terceirizam parte ou toda sua produção, mas as vendem sob um mesmo guarda-chuva de suas marcas. Compram a produção de micro e pequenas gráficas, a preços mínimos e os revendem a valores de mercado.
A boa notícia de hoje é que encontramos um caminho colaborativo que permitirá a inclusão daquele micro e pequeno empresário neste segmento, reduzindo as barreiras de entrada e permitindo que ele tenha mais um canal de venda através de uma vitrine online exclusiva dele, através de um Shopping de Impressões. Com isto construímos uma ponte entre o Lojista online e o consumidor de impressões, seja ele uma empresa que necessita produzir sua papelaria ou seus folders de propaganda, um profissional liberal como médicos, taxistas ou manicures que precisam fazer seus cartões de visita e folhetos, até mesmo uma família que deseja imprimir banners, posters e lembrancinhas como camisas e copos para o aniversário de 6 anos do filho mais novo.
Mas como? Através de um MARKETPLACE de nicho, um Ecossistema Web2Print para o setor gráfico, uma inovação não existente no mercado brasileiro. Além de prover ao Lojista mais um canal de venda, dará a ele uma visibilidade online até então quase impossível, com baixa barreira e custo de entrada, e que ainda lhe permite monetizar sua operação por indicações além do que ele efetivamente produzir.
Como Assim? Cada Lojista tem uma certa capacidade limitada de produção de acordo com seus equipamentos, certo? Lembram que este empresário A necessita ampliar seu portfólio para poder atingir mais cliente, mas para isso necessita investir em novos equipamentos que muitas vezes ficam ociosos? Então, este empresário A participante do ecossistema do IMPRIMIR.Shop (www.imprimir.shop) poderá vender seus produtos para seus clientes C com cupons de desconto exclusivos, e através deles os clientes C poderão também adquirir outros produtos não produzidos pelo A mas sim pelo empresário B, gerando uma comissão ao A pela “indicação” da venda realizada pelo B.
No outro lado da Cadeia o cliente C terá mais um canal de compra, com acesso direto ao produtor A ou B dos impressos desejados, sem ter que passar por um elo extra do intermediário D. Mas daí você pode se perguntar, como que não há intermediação no marketplace? O IMPRIMIR.Shop é apenas um “cupido”, o Tinder das gráficas, uma plataforma facilitadora entre os clientes e as gráficas, pois são estas que faturam aos clientes finais e repassam uma comissão para a plataforma do IMPRIMIR.Shop, que se encarrega de diversos serviços que se fossem feitos de forma isolada seriam impraticáveis e com altos custos.
Como então que o IMPRIMIR.Shop consegue viabilizar a redução destas barreiras de entrada permitindo a inclusão das gráficas no universo online? Entregando serviços de forma colaborativa:
- Reduzindo o Custo de Aquisição & Manutenção de plataformas tecnológicas;
- Viabilizando uma Logística eficiente com baixas tarifas devido aos volumes coletivos da plataforma, além de armazenagem e pontos de retirada estratégicos;
- Melhora Fluxos e Processos operacionais e financeiros, reduzindo as taxas dos meios pagamentos também devido ao volume gerado pelo ecossistema da plataforma;
- E viabilizando um Marketing Digital compartilhado e eficiente, que seria quase impossível sem uma estrutura centralizada, quase como se fosse uma agencia dedicada do Lojista.
No próximo artigo abordaremos em mais detalhes como um outro player deste ecossistema é fundamental para esta economia colaborativa da cadeia produtiva dos impressos. Você é capaz de imaginar quem seriam estes players?
Rio de Janeiro, julho de 2023
Equipe IMPRIMIR.Shop >>> O Shopping da Impressão