Em minha caminhada de décadas pela iniciativa pública, privada e mais diretamente ao mercado de Comunicação Visual, já presenciei inúmeros absurdos, que neste artigo direto e objetivamente relaciono abaixo:
- Empresas que não priorizam as PESSOAS;
- Empresas que não possuem METAS estabelecidas;
- Empresas que não utilizam quaisquer tipos de MÉTODOS comprovados;
- Empresas que desconhecem os benefícios da SUSTENTABILIDADE.
Muito ao contrário da negatividade temática referida acima, é necessário trabalhar todo o processo de desenvolvimento desses fatores capazes de reverter situações críticas e atingir resultados sustentáveis expressamente positivos, foi por isto, que surgiu a proposta da E.S.G. pela Organização das Nações Unidas.
Por incrível que se pareça muitos empresários e até mesmo gestores, ainda não ouviram falar em E.S.G. ou na sigla em português A.S.G. que significa AMBIENTAL, SOCIAL e GOVERNANÇA.
O tema apareceu como um desafio da O.N.U. (Organização das Nações Unidas) em um relatório em 2005, para empresas coligadas àquela organização, pois, no mundo dos negócios a lucratividade precisa estar sinérgica ao resultado final com maior sustentabilidade, ou seja, nada adianta desenvolver um setor e sucumbir outros.
Cada vez mais companhias têm descoberto que adotar medidas de cuidado com o meio ambiente, de responsabilidade social e melhores práticas de governança, são, na verdade, fatores que ajudam no balanço das empresas.
Aliás, do ponto de vista do consumidor, essa realidade é ainda mais latente e o público já estimula e prioriza empresas que se dedicam a temas socioambientais. Uma pesquisa recente realizada pela consultoria Nielsen em 60 países revelou que 66% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos e serviços de companhias comprometidas com essas questões.
Esse é um dos motivos para que termos como E.S.G venham se tornando cada vez mais comentados.
Na prática, o termo E.S.G pode ser usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, além de manter os melhores processos de administração.
Mais do que nunca, os grandes investidores têm olhado com mais cuidado para as práticas sociais, ambientais e de governança das empresas antes de depositarem sua confiança e seu capital nelas.
No mercado gráfico, de comunicação visual e impressão digital o tema está incrivelmente ligado diretamente, veja:
- Grande número de empresas que necessitam de maiores conhecimentos em gestão e todos os assuntos complementares capazes de melhorar a qualidade dos processos, no entanto, muitos negócios fracassam por ter um líder que se preocupa mais com o seu próprio status do que com as Pessoas, as Metas e os Métodos. Todo negócio possui um ciclo de vida, é preciso estar atento e cuidar de forma preventiva para se manter no mercado com maior longevidade;
- Empresários precisam ter sensibilidade para com a sociedade onde a empresa possui ligações com a cadeia de mercado, estar isolado ou não participar dos processos de crescimentos contínuos acabam afetando drasticamente alguns norteadores;
- Todo negócio precisa de algum sentido de inovação, no mundo contemporâneo tudo que está relacionado à sustentabilidade poderá ser explorado no desenvolvimento de produtos ou serviços com algum tipo de apelo sustentável.
DICAS TÉCNICAS PARA INSTALAÇÃO DO PROCESSO E.S.G. NAS EMPRESAS
1 – ENGAJAMENTO E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS: este é o início, é a mobilização das Pessoas, a busca por lideranças e simpatizantes pelo tema, é a construção conjunta das estratégias ESG da organização;
2 – DIAGNÓSTICO: observação e análise das práticas atuais da empresa, sinalizando o grau de maturidade, consciência e atuação em relação a essa agenda;
3 – ANÁLISE DE ODSs: levantamento de metas compatíveis com a finalidade do negócio no contexto atual e análise dos impactos da visão dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) na cultura organizacional;
4 – PLANO ESTRATÉGICO DE SUSTENTABILIDADE: integrar as estratégias da organização às diretrizes ESG;
5 – SELOS E CERTIFICAÇÕES: mapeamento de órgãos reguladores e certificações estratégicas para a organização;
6 – IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: integração da pauta ESG na cultura organizacional, implementando uma visão sistêmica, regenerativa e melhorias constantes, por meio de revisões de processos e resultados (métodos comprovados);
7 – RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE: laudos ou atestados de profissionais certificados, por exemplo: GRI (Global Reporting Initiative), contendo práticas, indicadores e métricas das práticas sustentáveis e os impactos positivos da organização.
Em conclusão, os mercados: gráfico, de impressão e de comunicação em geral, precisam estarem sincronizados e preparados para a grande estratégia de fazer as Pessoas crescerem e os Negócios se desenvolverem através da organização temática da E.S.G., portanto, é preciso pesquisar e estudar mais para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo conjunto de organismos interessados.
Grande abraço a todos!
Aguilar Lopes
71-982135966