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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MARKETING!

Como sabemos a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar os profissionais de marketing a melhorarem em eficácia e eficiência. A IA tem múltiplas aplicações. Se pensarmos na sua capacidade de automatizar processos e recolher informação ela é fundamental hoje para a áreas além do marketing das empresas. Desde o nível criativo, processual e analítico ela pode elevar capacidades e ganhos. Mas afinal o que é a inteligência artificial? Um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar uma variedade de funções avançadas, incluindo a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados, fazer recomendações e muito mais, costumo dizer que a IA é o(a) amigo(a) imaginário que virou realidade.

Você deve estar se perguntando, mas Paulo como que eu posso identificar uma inteligência artificial? Por ser um ramo da ciência da computação dedicado à criação de sistemas que imitam a capacidade humana de raciocinar e aprender. Podemos separar a IA em 2 principais grupos:

  • Sistemas baseados em regras: Utilizam uma série de determinações lógicas para tomar decisões.
  • Sistemas baseados em dados: Usam algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões em grandes conjuntos de dados.

Admito que a parte técnica não é a minha área, então em caso de dúvidas procure um especialista. Porém de acordo com essa tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas como:

  • Assistentes virtuais;
  • Sistemas de reconhecimento de fala;
  • Sistemas de reconhecimento de imagem;
  • Recomendações de produtos: Como temos plataformas de streaming;
  • Chatbots;
  • Veículos autônomos;
  • Diagnóstico médico.

Para comprovar a capacidade das IA, pedi ajuda para uma plataforma de Chatbots bastante famosa, perguntando como a inteligência artificial atua no marketing, veja o que ele respondeu:

“É simples: é a tecnologia que usa a IA para ajudar as empresas a entender melhor seus clientes e otimizar suas estratégias de marketing. A IA pode coletar e analisar dados em tempo real, para as empresas poderem personalizar suas ofertas de produtos e serviços para cada cliente.

A IA pode ser usada em várias áreas do marketing, como personalização de conteúdo, análise de dados e gerenciamento de anúncios. Com a IA, as empresas podem melhorar a eficácia de suas estratégias de marketing e fornecer uma experiência mais personalizada e satisfatória para seus clientes”.

Acho que não tem resposta melhor do que essa para logo no início do texto já deixar bem claro a você, caro leitor, o que podemos esperar de Inteligência Artificial no Marketing.

Nós profissionais de marketing, publicidade, comunicação no geral, sabemos que o mundo muda em um piscar de olhos, até parece que ontem mesmo estávamos falando do Threads e hoje o assunto é a Barbie. Pensando nessa mudança constante eu separei 5 aplicações da Inteligência Artificial à estratégia de marketing, confira abaixo.

  1. Dados e comportamentos:

Básico, e cada vez mais essencial. Graças a tecnologias integradas no ecossistema da Inteligência Artificial, tais como Big Data e Machine Learning, é possível hoje obter uma multiplicidade de dados sobre clientes. Isto permite às empresas personalizar as suas ofertas e serviços, antecipar as necessidades desses clientes com mensagens personalizadas e, claro, aumentar o ROI da área. Ainda sobre dados e comportamentos, o CRM e a análise preditiva também são pontos muito importantes para o marketing. Sua gestão permite o agrupamento e o compartilhamento de conhecimentos dos clientes entre diferentes áreas da empresa. Com o avanço da IA, vemos que essa análise, essa micro-segmentação, poderão atingir um grau de desenvolvimento ainda maior.

  1. Chatbots:

Fato: os chatbots estão cada vez mais presentes em nossas vidas. De websites a aplicativos até redes sociais. Embora nos próximos anos vejamos uma melhoria qualitativa na comunicação das Inteligências Artificiais com os humanos, é essencial compreender que em muitas ocasiões a assistência humana será absolutamente necessária no atendimento ao cliente. Então calma as maquinas não irão “roubar” o seu trabalho, mas, irá te ajudar.

  1. Geração de conteúdo com IA:

‍Esta é talvez uma das características em IA mais controversas dos últimos tempos. Usando Processamento de Linguagem Natural (PNL), estes novos modelos de IA são capazes de gerar conteúdo (copy) de uma forma muito semelhante à que um humano faria. Novamente o modelo de linguagem famoso da Open AI é o mais popular neste momento. É alimentado por milhares de informações que agregam (ou aspiram a) todo o conhecimento humano e criam conexões, e mais informações, a partir de quem o utiliza.

  1. Reconhecimento de objetos IA

Outro ponto nessa evolução da IA é a sua aplicação para o reconhecimento. Já vivenciamos o reconhecimento fácil, de áudio, QR Codes e de objetos com nossos smartphones. Mas com a IA, agora essa função é capaz de atribuir aos objetos as suas respectivas identidades e rostos. Como também é capaz de inferir uma multiplicidade de dados a partir de características e gestos. Por exemplo, o Facebook já sabe há um bom tempo quem são os nossos amigos para poder etiquetá-los nas nossas fotografias.

Do ponto de vista da estratégia de marketing, o aproveitamento desta tecnologia com os avanços de IA podem ser (novamente) ligado à personalização de mensagens ou ofertas através da sincronização de experiências On e Offline, as quais certamente encantariam ainda mais os clientes.

  1. Publicidade programática com IA

‍E por fim o ponto central dessa análise de IA para o marketing, a publicidade programática é a compra e venda automática de espaço publicitário na web. Milhões de websites ofertam suas páginas para inserção de publicidade, e é através de plataformas programáticas (ou Publicidade em Tempo Real) estes espaços podem ser comprados pelos anunciantes.

Essas compras de espaços são geridas por algoritmos que agora são responsáveis por ajustes e correlacionam a estratégia de compras da marca ao público-alvo. Com a IA, tudo pode ser segmentado de forma mais rápida e mais otimizada. Isto significa uma economia de tempo e uma entrega sem precedentes para o marketing. Uma forma muito mais eficiente de utilizar o orçamento e aumentar o seu ROI.

Pessoal a IA é muito complexa e incrível, nos possibilita infinitas formas de trabalho para diversão e crescimento empresarial. Mas lembre-se que existem perigos pois nem todos usam essa tecnologia para coisas boas. Enfim, se deixar eu fico falando sobre o assunto por horas, então, comenta ai se vocês querem a parte 2 desse assunto fascinante.

Escrito por: Paulo Victor Miranda, Marketing e Design da Digital Sign Mídia. Formado em Marketing, Especializado em Criatividade Digital. Pós-Graduado em Marketing e Mídia Digital pela Universidade Unicesumar.

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