Em uma de suas primeiras atividades como vice-presidente da Fiep, o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas, esteve com a diretoria da Fiep em Brasília nos dias 31/10 e 01/11 para reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A comitiva, liderada pelo presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, levou a Alckmin algumas demandas da indústria paranaense.
Para Dybas, a visita ajuda a abrir portas. “Foi importante, pois abre um canal de comunicação para atendimento de nossas demandas. O poder público não tem a sensibilidade de saber do que precisamos e precisa ser provocado. É função do Sigep e de todos os sindicatos, por meio da Fiep, levar as necessidades e dores das indústrias paranaenses aos governos municipal, estadual e federal”.
Na reunião com o ministro Alckmin, foi apresentada uma solicitação da indústria do vestuário referente à não taxação de compras de até US$ 50 feitas em marketplaces estrangeiros. Também foram tratadas questões relacionadas aos setores de lacticínios, madeireiro e de telecomunicações, entre outros.
O presidente Edson Vasconcelos aproveitou para pedir que o governo federal estenda ao Paraná medidas emergenciais em socorro a municípios atingidos por enchentes.
Alckmin se mostrou receptivo às demandas e afirmou que vai direcioná-las a diferentes áreas do ministério. O presidente da Fiep, por sua vez, colocou a Federação e a indústria paranaense à disposição para serem parceiras em ações do ministério voltadas para o desenvolvimento industrial.