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PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CONSUMIDORES FÍSICO E VIRTUAL

Atualmente cumprir com as necessidades dos nossos clientes a cada dia que passa está cada vez mais complexa, então devemos compreender as suas ações para nos ajudar e com isso também podemos ver que certos consumidores tendem a ter atitudes diferentes quando o assunto é compra on-line e off-line.

Teorias tradicionais colaboram para a compreensão do consumidor on-line. Contudo, há algumas diferenças. Uma das grandes diferenças do comprador virtual para o físico é que na internet ele tem mais condições de ter um papel além de um simples receptor. Com ferramentas à sua disposição, o comprador pode assumir uma postura mais ativa e ser um retransmissor. Ou seja, seu potencial de repropagação de mensagens recebidas é grande.

É muito simples você compartilhar uma publicação em seu Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede de comunicação. Esse compartilhamento pode ser positivo ou negativo. Agora, imagine milhares ou milhões de pessoas criticando ou elogiando sua marca. Essa é uma característica sintomática da onda digital.

No ambiente físico, a recomendação pessoal se restringe ao boca-a-boca. No meio virtual, a viralização pode quebrar as barreiras continentais.

Contudo, o cliente hoje é também um co-produtor de conteúdo, podendo dar corpo a uma estratégia de comunicação, uma vez que é promovido o engajamento entre empresa e público.

Esta evolução permite informações difundidas a partir de diferentes núcleos e pode ser representada pela imagem abaixo.

Além deste ponto representado pela imagem acima, nós temos outras peculiaridades distintas que devem ser ponderadas quando se trata de comprador físico e virtual. Uma delas é que por mais que você venda o mesmo produto, o cliente físico não necessariamente vai ser o mesmo do cliente virtual. Isso porque a experiência de compra em ambientes e plataformas diferentes é única para aquele ambiente.

Para você entender melhor o que estou dizendo, imagine uma pessoa jogando poker pela internet e outra jogando em um cassino. Em pesquisa realizada, identificou- se que os frequentadores de cassinos prezam pelas interações sociais, gostam de conversar com os outros jogadores, valorizam as entradas de luxo e tapetes vermelho, se encantam com o glamour. Já aqueles que apostam on-line dão mais preferência pela segurança e gostam de evitar contato pessoal com outros jogadores (até para inibir uma leitura corporal que poderia entregar um blefe). Ou seja, ambas as pessoas estão consumindo o poker, mas a experiência de consumo físico é totalmente diferente da virtual, o que faz que a experiencia destes consumidores também seja diferente.

Portanto, se você tem um negócio físico e pretende começar a vender pela internet, você deve se lembrar de que o modelo de negócio deverá ser ajustado, você precisa se lembrar de que produto ou serviço é diferente de modelo de negócio e que é possível que você esteja entrando em um segmento bem diferente do seu, mesmo ofertando o mesmo produto de uma loja física.

As diferenças entre os compradores digitais e os tradicionais não param por aqui. Nós não podemos deixar de mencionar, ainda, a quebra de barreiras geográficas. Esta extrapolação territorial é também um dos fatores que ajudam na mudança de público. Com a internet, você tem a chance de vender para um ambiente desconhecido, para uma economia que você ainda não domina. Obviamente, isto requer estudo da sua parte para que você consiga entender as novas condições do cenário que passará a atuar.

 

Escrito por: Paulo Victor Miranda, Marketing e Design da Digital Sign Mídia. Formado em Marketing, Especializado em Criatividade Digital. Pós-Graduado em Marketing e Mídia Digital.

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