A reprodução gráfica é uma das formas mais poderosas e versáteis de comunicação visual. Ela abrange uma variedade de processos que permitem a criação de imagens e textos em diversos suportes, como papel, tecido, plástico, metal e muitos outros. Desde anúncios publicitários, embalagens de produtos, livros, vitrines revistas até cartazes e panfletos, a reprodução gráfica desempenha um papel fundamental em nossas vidas, influenciando nossas escolhas e transmitindo mensagens importantes.
Um dos principais objetivos da reprodução gráfica é a fidelidade na reprodução da imagem ou do texto original. Para alcançar isso, são empregados diversos processos e técnicas que garantem a precisão de cores, detalhes e formas. O gerenciamento de cores, por exemplo, é uma parte essencial da reprodução gráfica, pois busca garantir que as cores impressas sejam o mais próximo possível das cores originais definidas em um projeto. Para tornar as imagens fidedignas ao projeto inicial é necessário usar impressoras Latex e máquinas e tintas UV, pois a radiação ultravioleta é produzida à base de monômeros. Por ter partículas menores que as tintas solventes, possibilita trabalhar com telas mais finas. Assim também a cura instantânea, oferecendo rapidez e boa produtividade, além de excelente resolução de imagem. Além de ter uma boa resistência em substratos como plástico, acrílico, papel e borracha.
A reprodução gráfica é uma forma de arte que desafia a criatividade e a inovação, ao mesmo tempo em que exige atenção meticulosa aos detalhes técnicos. A combinação da estética com a ciência torna possível a criação de peças impactantes e eficazes, que comunicam mensagens de forma memorável.
Alcimar Santos – CEO CMYK Digital Curitiba
@cmykdigitalcuritiba